top of page

BENEFÍCIOS DO TAPING PARA GESTANTES

Atualizado: há 1 dia



A gestação é um momento especial na vida da mulher e ter cuidados com o corpo é essencial para que esse período seja o mais confortável possível. A bandagem elástica, por exemplo, vem sendo muito utilizada nas mamães nos últimos anos. Além de ajudar na sustentação da barriga, alívio de dores e redução de inchaço, a bandagem é uma aliada no pós-parto e durante a amamentação. Saiba a seguir, quais os benefícios do taping para gestantes:


Alivia dores


Muitas gestantes sentem dor na região lombar, o que é comum à medida que a barriga vai crescendo. Além disso, o taping ajuda na própria sustentação da barriga, que fica mais pesada a cada dia. Portanto, a bandagem pode ajudar a aliviar a dor lombar, sem o uso de medicamentos, o que toda mamãe quer, não é mesmo? Isso porque promove ondulações que elevam a pele, diminuindo a pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos, aliviando a dor.


Reduz o inchaço


Outro benefício do taping é a redução do inchaço nas pernas, muito comum na gestação, ainda mais nos dias quentes e na reta final. A bandagem estimula o sistema linfático, fazendo com que o líquido em excesso seja reabsorvido.


Proporciona estabilidade


Durante a gestação, o hormônio relaxina prepara o corpo para o trabalho de parto. Com isso, ocorre um relaxamento nas articulações para que o corpo se expanda para o bebê se desenvolver. No entanto, com esse amolecimento das articulações e ligamentos, pode ser que a gestante sinta desconfortos. Portanto, o taping pode ser usado para ajudar a estabilizar as articulações ou fortalecer a musculatura, dando mais segurança para a mulher seguir com suas atividades diárias.

Além disso, o taping pode ajudar no tratamento da diástase, que ocorre quando os músculos do abdômen se separam a fim de abrir espaço para o bebê. Neste caso, o taping é usado na gestação e no pós-parto para ajudar a reduzir a diástase.


Ajuda na recuperação pós-parto


Tanto no parto normal quanto na cesárea o taping é um aliado. Reduz o inchaço, previne seroma (acúmulo de líquido) e hematomas, auxilia na retração abdominal, além de proporcionar maior conforto, segurança e sustentação do abdômen. Também diminui dores.

O taping deve ser aplicado por um profissional capacitado ainda no hospital. A paciente pode ficar com a bandagem de 5 a 7 dias. A aplicação em geral é realizada uma única vez, porém pode ser necessária uma nova aplicação.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page